Juiz de Fora recebe príncipes imperiais

No último dia 12 de maio, véspera do dia em que se comemora a abolição da escravatura pela Princesa Isabel, os prícipes Dom Antônio e Dom Rafael de Orleans e Bragança, bisneto e trineto da princesa Isabel, foram recebidos em Juiz de Fora, na zona da mata mineira, por ocasião do I Encontro da Monárquico Jovem desta cidade. O encontro, coordenado pelo prof. Nelmar Nepomuceno, teve início, no fórum Benjamim Colucci, com a solenidade de posse dos novos membros do Conselho Monárquico Jovem. A solenidade  foi presidida por Dom Antônio, e culminou com o proninciamento do jovem príncipe Dom Rafael de Orleans e Bragança.

Após agradável almoço, com os príncipes e a comitiva imperial, Dom Antônio e Dom Rafael prestigiaram a exposição “Ainda hoje, escravidão”, com 14 trabalhos escolares feitos por detentos da Penitenciária Ariosvaldo Campos Pires. Três detentos representaram os demais apresentando os trabalhos aos príncipes. Dom Antônio conversou intensamente com os detentos demonstrando grande interesse por seus trabalhos.  Os detentos, por sua vez, presentearam os príncipes com belíssimas peças de vestuário produzidas por eles dentro da unidade prisional. Em seu pronunciamento oficial, Dom Antônio disse, dirigindo-se aos detentos alí presentes, que “todo ser humano, em princípio, é bom. O que acontece é que às vezes a gente erra e a educação é o caminho para nos devolver a dignidade e as condições de termos, novamente, uma vida útil à sociedade”.

Após o encerramento do encontro, os príncipes, acompanhados da comitiva imperial, foram ao mirante do Morro do Cristo, também conhecido por Morro do Imperador, que recebeu este nome por ter sido escalado por Dom Pedro II, quando em visita à cidade de Juiz de Fora, para melhor poder contemplar a vista da cidade. Em seguida, seguiram todos  para o bairro  Barreira do Triunfo, na zona norte da cidade, onde participaram de missa em rito tridentino, celebrada pelo pe. Elílio Mattos, na igreja matriz de São Sebastião.  Em  seguida, os príncipes se despediram agradecendo a acolhida e retornaram a  Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro.

Várias autoridades estiveram presentes, entre elas o juiz da Vara de Execuções Penais de Juiz de Fora, Dr. Amaury de Lima e Souza, o prefeito de Pequeri, Raul Salles

Anúncios

Uma resposta para “Juiz de Fora recebe príncipes imperiais

  1. Pingback: XXII Encontro Monárquico do Rio de Janeiro |