Perguntas e Respostas

O que é monarquia?
É o sistema de governo em que o chefe de estado não um mandatário, ou seja, não é necessariamente* eleito para um mandato de duração determinado, mas previamente preparado para desempenhar esta função, devendo, da mesma forma, preparar seu sucessor, devendo ocorrer esta sucessão, sempre e a qualquer momento que o monarca não puder mais exercê-la, seja por morte, abdicação ou impedimento.

O que é um monarca?
É o chefe de estado de uma nação, geralmente chamado de Rei, Imperador, Príncipe, Arquiduque, Sultão, Emir, etc. O monarca é responsável por representar o país enquanto nação, dar continuidade e legitimidade ao governo, zelar pelo cumprimento da constituição, pela harmonia dos poderes, pela ética, moral e probidade dos detentores de mandato eletivo, além de servir de referência moral para seus súditos.

O monarca tem poder absoluto em uma monarquia?
Pelo contrário. Dos 10 países considerados mais democráticos do mundo, 7 são monarquias. Na maioria das monarquias o monarca não governa necessariamente. Este papel cabe ao chefe de governo, este sim, detentor de mandato eletivo, encarregado de implantar projetos e políticas públicas, investir recursos para gerar e garantir benefícios à população, nomear e demitir ministros, etc. Em algumas monarquias como o japão o monarca não tem nenhum poder de fato, atuando apenas como referência moral para os súditos e os detentores de mandato. Por outro lado países como Cuba, China, Afeganistão, Vietnã e Coreia do Norte são repúblicas e estão entre as países menos democráticos do mundo.

Quantas monarquias existem hoje no mundo?
A monarquia é, hoje, a forma de governo de 51 nações em todo o mundo. As monarquias atuais estão assim divididas por continente:
África (3 monarquias): Lesoto, Marrocos, Suazilândia.
Américas (14 monarquias): Antigua e Barbuda, Aruba (Países Baixos) , Bahamas, Barbados, Belice, Canadá, Curação (Países Baixos) , Granada, Groenlândia, Jamaica, São Cristovão e Neves, São Vicente e Granadinas, São Martinho (Países Baixos), Santa Lúcía.
Ásia (13 monarquias): Arabia Saudita, Bahrein, Brunei, Butão, Emirados Árabes Unidos, Camboja, Japão, Jordânia, Kuwait, Malásia, Omã, Qatar, Tailândia.
Europa (16 monarquias): Andorra, Espanha, Bégica, Dinamarca, Escócia (Reino Unido), Holanda (Países Baixos), Liechtenstein, Luxemburgo, Ilhas Faroé, Inglaterra (Reino Unido), Irlanda do Norte (Reino Unido), Luxemburgo, Mônaco, Noruega, País de Gales (Reino Unido), Suécia, Vaticano.
Oceania (5 monarquias): Austrália, Nova Zelândia, Papúa – Nova Guiné, Samoa Ocidental, Tonga.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s