Família Imperial

Muitos brasileiros não sabem, mas o Brasil tem, hoje, uma família, herdeira legítima de Dom Pedro II e da Princesa Isabel, reconhecida e respeitada no mundo todo como a Família Imperial Brasileira. A casa de Orleans e Bragança atualmente é formada por Dom Luiz Gastão, Chefe da Casa Imperial (Imperador de Juri); Dom Bertrand, Príncipe Imperial do Brasil; Dom Antônio João, Príncipe do Brasil e sua esposa, Dona Cristina Maria, Princesa Consorte do Brasil e Princesa de Lgne, além de seus filhos, os jovens príncipes Dom Rafael Antônio, Dona Amélia Maria e Dona Maria Gabriela.

O atual chefe da Casa Imperial Brasileira e Imperador de Juri do Brasil, Dom Luiz Gastão de Orleans e Bragança, é bisneto da Princesa Isabel, sendo filho de Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança e neto de Dom Luiz Maria de Orleans e Bragança, este, filho da princesa Isabel, neto do imperador Dom Pedro II e bisneto do imperador Dom Pedro I.

Durante o exílio na frança, após o golpe militar de 1889 que baniu Dom Pedro II e sua família do Brasil, o príncipe Dom Pedro de Alcântara de Orleans e Bragança, filho mais velho da Princesa Isabel e herdeiro do trono Brasileiro, renunciou a este direito, por si e por seus descendentes, para contrair um matrimônio desaprovado pela Casa Imperial, passando a seu irmão, Dom Luiz Maria Filipe de Orleans e Bragança, o direito de sucessão.

Em 1920, a lei do banimento foi revogada, podendo a Família Imperial retornar ao Brasil. O ramo da família descendente de D. Pedro de Alcântara, sem direito ao trono, retornou ao Brasil e se instalou, no Palácio Grão-Pará, em Petrópolis-RJ, dando origem ao chamado Ramo de Petrópolis, o ramo adinasta (sem direito ao trono) da Família Imperial Brasileira. Este ramo reassumiu as propriedades da família, comprando inclusive a parte do irmão, D,Luiz Maria, herdando o direito exclusivo ao laudêmio (2,5% sobre transações imobiliárias nas terras da fazenda de D. Pedro II, hoje o centro de Petrópolis).

Somente após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, é que D.Pedro Henrique, filho de D. Luiz Maria Felipe, herdeiro legítimo do trono brasileiro, pode finalmente retornar ao brasil. Sem direito à herança e ao laudêmio, instalou-se com sua família no interior do Paraná e depois, em 1961, numa pequena fazenda em Vassouras-RJ. Do príncipe herdeiro descende o chamado Ramo de Vassouras, o ramo dinasta (herdeiro legítimo do trono). Atualmente, o Chefe da Casa Imperial e Imperador de Juri do Brasil, S.A.I.R Dom Luiz Gastão de Orleans e Bragança reside na Sede da Casa Imperial brasileira, em São Paulo – SP.

Em síntese, a Família Imperial Brasileira possui dois ramos: o de Petrópolis que herdou os bens e os recursos mas não herdou o direito à coroa e o de Vassouras que herdou o direito à coroa mas não aos bens e recursos da família.

Conheça os príncipes da Casa Imperial Brasileira:

Sua Alteza Imperial e Real, Dom Luiz Gastão Maria José Pio (Miguel Gabriel Raphael Gonzaga) de Orleans e Bragança e Wittelsbach, é o filho mais velho e herdeiro de S.A.I.R. D. Pedro Henrique de Orleans e Bragança. Chefe da Casa Imperial do Brasil desde 1981, é de jure (por direito) Imperador do Brasil. Graduado em química pela Universidade de Munique, é poliglota, falando português, francês, alemão , castelhano, italiano e inglês. Cidadão benemérito e honorário de quase todas as capitais, dedica-se exclusivamente às questões de interesse nacional, tendo participado ativamente da Assembléia Nacional Constituinte de 1987-1988, após o fim do regime militar e a redemocratização do Brasil. Além de percorrer todo o Brasil, tem também viajado regularmente ao Exterior, proferindo conferências na Europa e nos Estados Unidos  e participando de eventos comprometidos com a sustentação dos valores tradicionais, notadamente os promovidos pela associação Noblesse et Tradition, que congrega o escol da nobreza européia.. Membro honorário de numerosas instituições culturais e históricas detem os títulos de grão-mestre das Imperiais Ordens do Cruzeiro, de Pedro I, da Rosa, de Cristo, de São Bento e de Santiago, e ainda bailio grã-cruz da Ordem Constantiniana de São Jorge e da Casa Real das Duas Sicílias.

Sua Alteza Imperial e Real, Bertrand Maria José Pio Januário Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orléans e Bragança e Wittelsbach, é irmão de Dom Luiz Gastão, o Chefe da Casa Imperial Brasileira e, portanto, Príncipe Imperial do Brasil, sendo o 2° na linha de sucessão ao trono. Em 1993, por ocasião do plebiscito decorrente da cassação do presidente Fernando Collor de Melo, percorreu o Brasil Inteiro e a Europa esclarecendo as causas e as metas do plebiscito. Advogado formado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da USP. Coordenador e porta-voz do movimento   Paz no Campo, percorre o Brasil fazendo conferências em defesa dos interesses dos produtores rurais. É um entusiasmado defensor da tradição, da moral e dos valores da  Civilização Cristã, que seus antepassados tanto ajudaram a construir no País.

Sua Alteza Real, Dom Antônio João Maria José Jorge Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orleáns e Bragança é irmão de Dom Luiz Gastão, o Chefe da Casa Imperial Brasileira e e de Dom Bertrand, recebendo o título de  Príncipe do Brasil, sendo o 3° na linha de sucessão ao trono. Formado na Faculdade de Engenharia Civil de Barra do Piraí, atual UGB, ligada ao complexo da Companhia Siderúrgica Nacional, estagiou na Alemanha, na área da Engenharia Nuclear e trabalhou em várias empresas no Rio de Janeiro. Aquarelista de renome, realizou exposições em várias cidades do Brasil e do exterior. Em 1981 casou-se com a princesa Cristina de Ligne, filha do 13.º Príncipe-Titular de Ligne, na Bélgica, Antônio de Ligne, e da princesa Alice Maria do Luxemburgo. O casamento foi celebrado na Igreja de São Pedro pelo núncio apostólico em Bruxelas,  com as bênçãos do papa João Paulo II.  Deste casamento nasceram as princesas Dona Amélia Maria, Dona Maria Gabriela e os príncipes Dom Rafael e Dom Pedro Luiz. Este último falecido no acidente aéreo com o voo 447 da Arfrance.

Sua Alteza Real, Dona Cristina Maria Isabel de Ligne e Orléans e Bragança, esposa de Dom Antônio João de Orleans, Bragança, filha do Príncipe Antônio, 13.° Príncipe-Titular de Ligne e sobrinha do Arquiduque João de Luxemburgo, é Princesa Consorte do Brasil e Princesa de Ligne (Bélgica), pelo que também é conhecida por Dona Christine de Ligne. Antes de se formar em Filisofia, em Madrid – Espanha, rabalhou em conjunto com as freiras da Ordem de Santa Cruz, na Índia, prestando assistência social a crianças pobres. Em 1981 casou-se com D. Antônio de Orleans e Bragança, nascendo, deste casamento, as princesas Dona Amélia Maria, Dona Maria Gabriela e os príncipes Dom Rafael e Dom Pedro Luiz. Este último falecido no acidente aéreo com o voo 447 da Arfrance. D. Cristina sempre trabalhou em favor de crianças “excepcionais”, trabalho pelo qual já recebeu várias condecorações e homenagens. É também dama grã-cruz de justiça das Imperiais Ordens de Dom Pedro I e da Rosa.

Sua Alteza Real, Dom Rafael Antônio Maria José Francisco Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orléans e Bragança e Ligne é o terceiro filho de D. Antônio João de Orléans e Bragança e de D. Christine de Ligne e atual filho mais velho do sexo masculino, sendo o 4° na linha de sucessão ao trono. Aualmente reside no Rio de Janeiro, onde concluiu o curso de Engenharia de Produção na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Também faz estágio na Ambev – Companhia de Bebidas das Américas. Três anos mais moço que D. Pedro Luís (falecido no acidente aéreo com o voo 447 da Airfrance, em 31 de maio de 2009), tem uma irmã mais velha, D. Amélia, e uma irmã mais moça, D. Maria Gabriela. D. Rafael é praticante assíduo de esportes, praticando golf, squash, tênis, futebol, além de pilotar motos.

Sua Alteza Real, Dona Amélia Maria de Fátima Josefa Antônia Miguela Gabriela Rafaela Gonzaga de Orléans e Bragança e Ligne é a segunda filha de D. Antônio João de Orléans e Bragança e de D. Christine de Ligne e atual filha mais velha do sexo feminino, sendo a 5° na linha de sucessão ao trono. Dona Amélia Maria nasceu em em Bruxelas, na Bélgica, no ano de 1984 e cresceu em Petrópolis – RJ, onde foi criada junto com seus irmãos D. Pedro Luiz (falecido), D. Rafael e D. Maria Gabriela. Cursou Arquitetura na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, formando-se no ano de 2007 e no em 2008 mudou-se para Madrid, na Espanha, onde da continuidade aos seus estudos e exerce a profissão em um renomado escritório de arquitetura.

Sua Alteza Real, Dona Maria Gabriela Josefa Fernanda Iolanda Miguela Rafaela Gonzaga de Orléans e Bragança e Ligne é a quarta filha de D. Antônio João de Orléans e Bragança e de D. Christine de Ligne e atual segunda filha mais velha do sexo feminino, sendo a 6° na linha de sucessão ao trono. Dona Maria Gabriela nasceu na cidade do Rio de Janeiro – RJ, no ano de 1989 e cresceu em Petrópolis – RJ, onde foi criada junto com seus irmãos D. Pedro Luiz (falecido), D. Rafael e D. Amélia Maria. Atualmente D. maria Gabriela estuda Comunicação Social na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e mora com seu irmão, D. Rafael, na casa de sua tia, D. Isabel Maria, filha de D. Luiz Henrique de Orleans e Bragança.




Anúncios

2 Respostas para “Família Imperial

  1. Os interesses dos poderosos grupos econômicos é
    que preferem os regimes republicanos que eles compram e controlam mais facilmente e, por isso, os livros de história e a imprensa, controlada pelos interesses econômicos, são geralmente republicanas. Para uma análise inteligente, não se pode comparar situações atuais com as de há 100 anos atrás. As vantagens de um rei como chefe de Estado em democracia são a sua independência política, uma influência que dá estabilidade à vida dos países, a existência de um árbitro ou juiz verdadeiramente livre de pressões. Quem aceitaria que no futebol o juíz do jogo pertencesse a um dos clubes? Porém nas repúblicas os presidentes quase sempre pertencem a um dos partidos e, para serem eleitos, precisam de muito dinheiro. De algum modo também se pode dizer que o rei tem uma “formação profissional” para o cargo que vai assumir, que raramente um candidato a presidente terá.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s